Seria o Google Profiles a nova rede social do Google?

O Google nunca teve muito sucesso com redes sociais no mundo. O Orkut, sua aposta para relacionamento sociais só deu certo no Brasil e India. Ao redor de todo o mundo o Facebook acabou se destacando e vem crescendo a cada dia. É possível ver, pelo dados ao lado (da ComScore) o uso do Orkut e Facebook no mundo e o crescimento que o Facebook teve no último ano.

Parece que o Google nunca conseguirá criar uma rede sociais tão interessante e popular quanto o Facebook. Até comprar um dos concorrentes, como fez com o Youtube deve estar fora dos planos, já que a única rede realmente grande é o próprio Facebook, que já vale milhões e se posiciona como um concorrente do Google em alguns segmentos. Fato que pode ser notado aqui no Brasil, onde o Presidente do Google deixou a empresa para se tornar presidente do Facebook Brasil.

Podemos dizer hoje que o Google é social, muitos de seus serviços permitem compartilhamento de informações, comentários e adição de amigos. Exemplo disso, são o Google Reader, Google Buzz, PicasaWeb, Youtube, Google Places, entre outros. O problema é que cada serviço funciona de forma independente e acaba espalhando os amigos e conteúdos. Ou seja, o Google possui diversas ferramentas que podem ser usadas de forma sociais, falta só agragá-las em um lugar. Há pelo menos 2 anos se fala nisso, uma nova rede social do Google, que pudesse combater o avanço do Facebook e usar todo o conteúdo e rede de amigos que os usuários do Google têm.

Nas últimas semanas, percebemos que o Google Profiles passou por remodelagem, ganhou nova URL e integração com alguns serviços do Google. Mais recentemente, o PicasaWeb. Com uma página tão parecida com “perfil de rede social”, parece que o Google irá começar a integrar seus serviços, usar a base de usuários de todos os seus serviços (Só no Gmail, são aproximadamente 200 milhões de usuários) e construir sua rede social com base no Google Profiles, que convenhamos, não é uma má ideia. Quantas vezes você já buscou no Google o nome de um contato, ex-colega de escola ou pessoa que deseja conhecer mais sobre? Hoje, ao procurar por seus nomes, usuários do Google Profiles já podem visualizar seus perfis entre os primeiros resultados, com certeza o Google poderia tornar este resultado de busca o primeiro, ou ao menos mais destacado.

Bem, o que falta para o Profiles se tornar a Rede Social do Google? Talvez uma lista de amigos abaixo da foto e um press release oficial, comunicando que ele será a rede social do Google. Estrutura, ferramentas e base de usuários para fazer o Google Profiles “bombar”, o Google tem.


Fernando Kanarski : Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

Most Popular Posts

Publicado em Blog, Mundo da TI